Pontão gestão viva

A missão do Campus Avançado, em certa medida, se confunde com a Política Nacional e Municipal de Cultura Viva, tanto na prática quanto conceitualmente. Desde o início, quando a Cultura Viva era apenas um Programa de Governo, antes de se tornar uma política pública nacional, nos idos de 2006, nos tornamos Pontos de Cultura pela primeira vez, através de um Edital do MinC.

De lá para cá, já passamos por Editais Federal, Estadual e Municipal de Cultura Viva, como Ponto e Pontão de Cultura, chancelados pelos respectivos entes federados. Até na Rede Carioca de Pontos e Pontões de Cultura estivemos na elaboração do Plano de Trabalho e na Coordenação do Pontão de Comunicação e Cultura Digital do Cinema Nosso, por mais de três anos ininterruptos. Foi essa grande experiência na Política de Cultura Viva que desaguou na nossa conquista da chancela de Pontão de Gestão Viva da Rede de Pontos e Pontões de Cultura de Niterói, pelo menos, até o final do ano de 2024.

Assim, o Campus Avançado assumiu a responsabilidade de articulação do Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura de Niterói; da produção das Micro TEIAS e da TEIA Municipal de Pontos e Pontões de Cultura; do compartilhamento das ações de gestão de todos os Pontos de Cultura da nossa Rede de Niterói; da formação nas áreas de elaboração de projetos, prestações de contas e acessibilidade; da análise das potencialidades das Instituições proponentes de Ponto de Cultura, para a auto sustentabilidade ao final do prazo limite para esse tipo de fomento, que é no máximo de três anos; bem como da intermediação das relações institucionais entre os Pontos e a Gestão Pública.

TEIAS E MICROTEIAS

DEPOIMENTOS SOBRE O PONTÃO

Precisando de ajuda na gestão?

Você faz parte de Ponto de Cultura na sua cidade e/ou comunidade e gostaria de ajuda sobre a gestão institucional ou de projetos? Entre em contato conosco e agende uma conversa.